Responsabilidade Social

A responsabilidade social é uma prática generalizada desde há muito na Secil, assumindo diversas vertentes:

Comissões de Acompanhamento Ambiental (C.A.A.)

Com o intuito de analisar e discutir as diferentes atividades da empresa, informando a sociedade através dos seus representantes, a Secil criou, voluntariamente, em 2003, a Comissão de Acompanhamento Ambiental do Outão (CAA). Esta iniciativa, um das primeiras em Portugal, visa acompanhar a performance ambiental e social da fábrica. Mais tarde, em 2006, foi concebida a CAA da fábrica Maceira-Liz. A internacionalização da Comissão de Acompanhamento Ambiental chegou à fábrica de Gabès, na Tunísia, em 2012, e mais recentemente (2015), ao Brasil, na cidade de Adrianópolis. 

Para conhecer melhor o funcionamento desta iniciativa, consulte o nosso Centro de Documentação (objetivos, regulamento, agenda, constituição e outras informações).

Visitas

Entre as várias iniciativas de abertura ao público, encontram-se as visitas de milhares de estudantes às diferentes fábricas, a participação em vários projetos ambientais (como a ação de sensibilização ambiental Barco Évora, na fábrica do Outão, ou a Trilha Ecológica, iniciativa de preservação ambiental nas fábricas do Brasil) e a Semana de Portas Abertas, evento anual que a comunidade setubalense tem, desde 2004, aderido com grande entusiasmo.

Museu do Cimento

Maceira-Liz é uma fábrica com imensa história e cultura, muito bem documentada num interessante museu. O Museu do Cimento, que celebrou em 2016 o seu 25º aniversário, é uma instituição sem fins lucrativos com o objetivo de preservar o património histórico da unidade fabril e coloca ao dispor do público em geral, visitas guiadas a vários locais de interesse:

  1. Museu – Núcleo Central – Com uma exposição permanente onde é abordada a história da fábrica desde os anos 20 do século passado até aos dias de hoje.
  2. Central Turbo-Geradora – Edifício destinado à produção de energia elétrica que mantém as características arquitetónicas da época.
  3. Locomotiva Nº1 – Locomotiva adquirida em 1926 e que esteve em funcionamento até 1987.
  4. Circuito Museológico da Linha III – Antigas instalações e equipamentos de uma linha de produção instalada nos anos 30 do século passado.
  5. Centro de Interpretação e Documentação – Integra os serviços técnicos do Museu, o auditório, o gabinete de documentação e as reservas museológicas.
  6. Observatório da Pedreira de Calcários – Aqui poderá conhecer o enquadramento geológico e paleontológico local e observar algumas espécies de avifauna que procuram a pedreira como local de alimentação, refúgio ou nidificação.
  7. Jardim Jurássico – Um jardim com uma pequena coleção de fósseis devidamente identificados e alguns painéis interpretativos sobre o tema.
  8. Parque da Água – Espaço criado para alertar o público para a importância dos recursos hídricos e dar a conhecer o processo de tratamento da água na fábrica Maceira-Liz.

Funcionamento:
3ª feira, das 10h00 às 17h00
Sábado e Domingo, das 14h00 às 18h00.

Entradas Gratuitas:
A visita não necessita de marcação prévia nos dias de abertura e pode ser feita individualmente.

Mais informações:
244 779 900

Apoios

Dos muitos contributos à comunidade destacam-se o apoio e financiamento anual a múltiplos projetos da região, através da lei do mecenato, bem como o patrocínio a provas desportivas, festas locais e concertos, beneficiando assim milhares de cidadãos. Tal como tem acontecido até hoje, pretendemos continuar a manter uma relação de proximidade com a comunidade local.

Prémios

Os Prémios Secil, iniciativa com quase 20 anos, são outra faceta da política de mecenato, promovendo o reconhecimento público de autores nacionais de projectos de obras de Engenharia Civil e Arquitectura portuguesas.

Cooperações

A Secil tem igualmente procurado colaborar com vários parceiros, nacionais e internacionais, ao nível da sustentabilidade, dos quais se destacam a ATIC (Associação Técnica da Industria do Cimento), a CEMBUREAU (Associação Europeia de Cimento), a WBCSD (World Business Council for Sustainable Development) e a BCSD Portugal e a CSI (Cement Sustainability Initiative).

A empresa participa regularmente em conferências e seminários, como oradora, divulga as suas publicações e artigos científicos (quer na área da biodiversidade quer em termos de emissões atmosféricas) e coopera na realização de diversos estudos académicos e teses.

Como podemos ajudá-lo?

Contacte-nos através de um dos nossos telefones, ou submeta um formulário.