Reabilitação da Escola Básica Francisco de Arruda
Arquiteto José Neves
Lisboa

Mais informações

O Júri do Prémio Secil Arquitetura 2012, presidido pelo Arq. Manuel Graça Dias, distinguiu a Reabilitação da Escola Básica Francisco de Arruda, em Lisboa, do Arq. José Neves, de um conjunto de 21 obras de arquitetura de qualidade exemplar.

Se não tens uma aldeia, meu filho, tens de ir em busca dela! Um menino não pode viver sem ter a sua aldeia”. Esta frase de João dos Santos serviu de estímulo maior para o projeto. Os edifícios existentes recuperaram-se e tomaram-se agora como se tivessem sido construídos em tempos diferentes, fazendo um bocadinho de cidade. O projeto prossegue serenamente esse processo.

O desenho do pátio central completa-se com um corpo que oferece uma galeria extensa de encontro e estadia como nova entrada da escola e que contém, no piso térreo, a biblioteca e, no superior, os laboratórios. Sob o antigo pátio das caravelas, constroem-se os balneários da escola.

O átrio principal original, nunca utilizado, é agora átrio de um pequeno salão nobre desenhado como um pavilhão de jardim.

Nos espaços exteriores, sublinha-se a continuidade da vegetação da Tapada através de novas plantações, de modo a enfatizar o sentido de jardim público do conjunto.
As obras de recuperação e modernização da Escola Básica Francisco de Arruda (obra original do Arq. António Pedroso, 1953), promovidas pela Parque Escolar, estiveram a cargo do consórcio Aníbal de Oliveira Cristina, Lda./ Martifer – Construções Metalomecânicas, S.A.

José Neves nasce em Lisboa em 27 de Dezembro de1963. Licencia-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa em 1986. Colaborou com os arquitetos Duarte Cabral de Mello e Maria Manuel Godinho de Almeida entre 1986 e 1990. Participou em diversos trabalhos com o arquiteto Vítor Figueiredo.

Entre 1988 e 2012 trabalhou como Assistente e Professor Convidado nos D.A./U.L. (1990-1991), D.A./U.A.L. (1998-2000) e na F.A.U.T.L. (1988-2012). Prepara atualmente a sua tese de doutoramento intitulada “A arquitetura como trabalho de continuidade: Reflexões a partir de uma prática do projeto”.

Abriu atelier próprio em 1991. A Casa do Moinho (1º Prémio de Arquitetura da Câmara Municipal de Torres Vedras 1996-2001), o Edifício C6, a Alameda da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1º lugar em concurso público, com o Arq. Francisco Freire), a Escola Marquesa de Alorna, a Escola Francisco de Arruda, em Lisboa, e o Centro de Artes do Carnaval (1º lugar em concurso público) encontram-se entre os seus trabalhos.

Foi ainda premiado em outros concursos para obras públicas como para a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Minho, o Mercado de Levante de Almada ou a Reitoria da Universidade Técnica de Lisboa.

http://www.joseneves.net/

Designação: Escola Básica Francisco de Arruda

Localização: Ajuda, Lisboa

Data da construção: 2009-2010

Data do projeto: 2008-2009

Gabinete de Projeto: José Simões Neves, Gabinete de Arquitetura, Lda.

Autor: José Neves, arquiteto

Colaboradores: Ana Belo, André Matos, Filipe Cameira, Martim Enes Dias, Nuno Florêncio, Rui Sousa Pinto, Steven Evans, Vítor Quaresma; João Pernão, Maria Capelo (consultores de cor)

Projetos de Especialidade:

  • Arquitetura Paisagista: F|C – Catarina Assis Pacheco e Filipa Cardoso de Menezes, Arquitetas paisagistas;
  • Fundações e Estruturas: BETAR – Miguel Villar, engenheiro;
  • Instalações Elétricas: SM & LM – António Lacerda Moreira, engenheiro;
  • Instalações AVAC: PEN – Luís Andrade, engenheiro;
  • Segurança Contra Riscos de Incêndio: António Portugal, arquiteto;
  • Redes de Águas e Esgotos: BETAR – Maria do Carmo Vieira, engenheira;
  • Rede de Gás: Augusto Teixeira, engenheiro;
  • Segurança e Saúde: Luís Milreu, arquiteto;
  • Resíduos Sólidos: LAQRE – Ana Castro e Teresa Poças, engenheiras;
  • Certificação Energética: NATURAL WORKS – Guilherme Carrilho da Graça, engenheiro;

Condicionamentos Acústicos: CERTIPROJECTO – António Dias, engenheiro.

Como podemos ajudá-lo?

Contacte-nos através de um dos nossos telefones, ou submeta um formulário.