Complexo Desportivo Ribera Serrallo, em Cornella de Llobregat (Barcelona)
Arquiteto Álvaro Siza Vieira
Barcelona

Mais informações

A Ordem dos Arquitetos e a SECIL atribuíram o Prémio Secil Arquitetura 2006, por deliberação unânime do Júri, ao Complexo Desportivo Ribera Serrallo, em Cornella de Llobregat (Barcelona), de autoria do Arquiteto Álvaro Siza.

A obra distinguida, encomendada pelo Município de Cornella de Llobregat, é constituída por um pavilhão multiusos com capacidade para 2500 pessoas, duas piscinas – uma interior e outra exterior – e uma área de ginásio e serviços comuns, tendo sido edificada entre 2003 e o final de 2005.

O Prémio Secil de Arquitetura 2006 será entregue pelo Senhor Presidente da República no dia 30 de Março, pelas 19.00 h, em cerimónia a decorrer no Auditório Prof. Simões dos Santos, na Cidade Universitária, em Lisboa.

Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira nasceu em Matosinhos em 1933. Estudou Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto entre 1949 e 1955, sendo a sua primeira obra construída em 1954.

Ensinou na ESBAP entre 1966 e 1969; reingressou em 1976 como Professor Assistente de “Construção”.

Foi Professor Visitante na Escola Politécnica de Lausanne, na Universidade de Pensilvânia, na Escola de Los Andes em Bogotá, na Graduate School of Design of Harvard University como “Kenzo Tange Visiting Professor”; lecionou na Faculdade de Arquitectura do Porto.

Exerce a profissão na cidade do Porto. É membro da American Institute of Arts and Science e “Honorary Fellow” do Royal Institute of British Architects.

Doutor “Honoris Causa” pela Universidade Politécnica de Valencia (1992), pela Escola Politécnica Federal de Lausanne (1993), pela Universidade de Palermo (1995), pela Universidade Menendez Pelayo, Santander (1995), pela Universidad Nacional de Ingeniería de Lima, Peru (1995), pela Universidade de Coimbra (1997), pela Universidade Lusíada (1999) pela Universidade Federal de Paraíba, João Pessoa – Brasil (2000); pela Università degli Studi di Napoli Federico II, Polo delle Scienze e delle Tecnologie, Nápoles – Itália (2004); Pela Universidade de Arquitectura e Urbanismo de Bucareste “Ion Mincu” – Roménia (2005).

Data: 2003-2005 Arquitetura e Arranjos Exteriores

Projetista: Arq. Álvaro Siza

Colaboradores: 1ª Fase – Arq. Marco Rampulla (coordenador da obra)

2ª Fase – Arq. José Manuel Pelegrin (coordenador da obra)

Arq. Markus Elmiger, Arq. Gabriel Flórez, Arq. Atsushi Ueno, Arq. Pedro Polónia

Direção de obra: Master – Luis Fullola

Projetos Técnicos – Estruturas: Engº Jorge Nunes da Silva

Instalações Eléctricas: Engº Alexandre Martins, Engº Raul Serafim, EngºFernando Aires

Instalações Mecânicas: Engº Costa Pereira, Engº Raul Bessa

Sistemas de Águas: Engª Raquel Fernandes, Engº Fernanda Valente

Consultorias – Medições: Arq. Manuel Somoza

Consultorias – Instalações Desportivas: Prof. Dimas Pinto

Acústica: Engº Higini Arau

Empreiteiro: Ferrovial

Cliente: Câmara Municipal de Cornellà de L’lobregat

Arq. Responsável: Arq. Mariluz Araújo

Fotógrafo: Duccio Malagamba

Como podemos ajudá-lo?

Contacte-nos através de um dos nossos telefones, ou submeta um formulário.