Dia Secil – Cotec

Teve lugar, no passado dia 4 de Julho, mais uma edição do Dia do Associado da COTEC, a Associação Empresarial para a Inovação, desta vez dedicada ao Grupo SECIL e ao seu crescente investimento na área da inovação.

A Fábrica Secil-Outão foi o espaço escolhido para acolher este open day, no qual estiveram presentes mais de 60 participantes das 40 empresas associadas da COTEC. A introdução ao grupo e à sua visão ficou a cargo do Dr. Gonçalo Salazar Leite, que apresentou também os passos dados em matéria de inovação.

Se a substituição de dois fornos verticais por dois fornos horizontais rotativos em 1930 foi o primeiro desses passos, neste momento a produção sustentável de cimento e os avanços nos produtos em argamassas e betão confirmam a preocupação constante em aliar a produção a práticas sustentáveis e de protecção ambiental.

“Para a SECIL, a inovação é crucial para se diferenciar num mercado cada vez mais competitivo. As redes de cooperação com outras empresas e instituições de investigação favorecem a construção de soluções inovadoras para os nossos processos e  produtos, melhorando o desempenho de todos os envolvidos”, afirmou Gonçalo Salazar Leite. “O Dia SECIL – COTEC foi uma excelente oportunidade de expor muitos dos resultados do esforço de inovação na SECIL e de estabelecer novas ligações para o futuro”.

A cooperação empresarial é um dos pilares fundamentais da COTEC e dos seus associados, como reiterou Jorge Portugal, Director Geral da associação: “O negócio da COTEC é pôr as empresas em contacto, tendo a cooperação como ingrediente principal da inovação. Cooperação no capital humano, cooperação no conhecimento e cooperação no apoio técnico. A cooperação ajudará sempre a intensificar a inovação que dê resposta aos desafios diários das nossas empresas”. Com esta missão em mente, foi dado tempo a todos os participantes para apresentarem as suas empresas e proporem ideias de cooperação entre entidades.