Políticas

Política Integrada – Qualidade, Ambiente e Segurança

A SECIL enquadra o Desenvolvimento Sustentável das suas atividades numa Política Integrada de Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, que cumpra ou supere os requisitos legais, normativos e outros subscritos, comprometendo-se igualmente a rever continuamente o seu desempenho nestes referenciais, para responder às expectativas de todas as partes interessadas na sua atuação.

A monitorização do cumprimento dos objetivos definidos e a sua revisão periódica são objeto de uma comunicação regular, visando a transparência, o envolvimento e a motivação de todos os intervenientes, bem como a atualização constante face à evolução dos normativos a observar.

A SECIL entende que a sua Visão, Missão e Valores, que são conhecidos e partilhados por todos os seus Colaboradores, constituem o referencial para o posicionamento e ação perante os seus clientes, acionistas, comunidades envolventes e demais partes interessadas.

Política de Sustentabilidade
Download
SECIL SUSTAINABILITY Guidelines
Download

Compromissos assumidos pela Secil

Qualidade dos Produtos e Serviços

Garantir, de forma confiável e sistemática, o nível de Qualidade dos produtos e serviços exigido pelos seus Clientes e demais partes interessadas, através da organização dos seus processos e da capacidade técnica dos seus Colaboradores.

Laboratórios Acreditados

Promover o reconhecimento interno e externo dos Laboratórios Acreditados, pelas boas práticas profissionais e pela qualidade dos seus ensaios e serviços prestados.

Garantir o cumprimento dos requisitos das normas, nomeadamente da NP EN ISO/IEC 17025 e da documentação associada, através da sua divulgação e sensibilização por todo o Pessoal envolvido.

Responsabilidade Ambiental

Garantir um padrão de atuação responsável que compatibilize a exploração de recursos naturais com a manutenção e desenvolvimento dos ecossistemas onde exerce a sua atividade.

Mitigar os impactes da sua atuação, através da adoção das melhores tecnologias e boas práticas disponíveis e da adequada formação dos seus Colaboradores.

Promover a biodiversidade nos territórios sob sua gestão.

Reduzir o impacto carbónico da sua atividade, designadamente através da promoção do uso de matérias-primas secundárias e de combustíveis alternativos.

Disponibilizar regularmente ao público os dados referentes ao seu desempenho ambiental.

Segurança e Saúde no Trabalho

Minimizar os riscos de acidente e a prevenir a ocorrência de lesões e doenças profissionais nos seus colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores e restantes partes interessadas.

Manter um elevado padrão de Segurança e Saúde no Trabalho, através da formação e dos meios adequados à sua implementação contínua, nomeadamente a identificação de perigos, avaliação e controlo dos riscos e da adoção de equipamentos, técnicas operativas e procedimentos organizacionais.

Prevenção de Acidentes Graves

Implementar e manter programas que visem prevenir a ocorrência de acidentes industriais graves e minimizar as consequências da sua eventual ocorrência para o Ambiente, Colaboradores e Comunidades envolventes.

Sistema de Gestão

Até um passado bem recente, eram múltiplos os Sistemas de Gestão que se encontravam implementados nas empresas do Grupo SECIL, em Portugal.

No conjunto das suas cinco Unidades de Negócio – Cimento, Agregados, Betão Pronto, Argamassas e Prefabricados – existia uma variedade de Sistemas de Gestão e Manuais da Qualidade, procedimentos específicos para tratar o mesmo tema, diferentes modalidades de organização dos serviços de Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho (SHST), diversas empresas certificadoras, múltiplas auditorias anuais, externas e internas. Consequentemente, o índice de partilha de experiências e conhecimentos, no domínio dos Sistemas de Gestão, era baixo e os Sistemas eram muito centralizados e pouco suportados nas diversas atividades desenvolvidas no Universo SECIL.

Foi decidido convergir para um Sistema de Gestão único, de forma a organizar e potenciar os serviços da Qualidade, Ambiente e Segurança, integrando os vários Sistemas de Gestão existentes no Grupo SECIL. Para isso, foi necessário estabelecer dinâmicas e ciclos de gestão idênticos, consolidar e integrar metodologias, ferramentas e práticas.

Neste momento a SECIL tem, em Portugal, um Sistema de Gestão Integrado e Global, uma Política, um Manual, um Mapa de Processos e uma única estrutura de SHST.

Seveso

O Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de Agosto, transpôs para direito nacional a Diretiva nº 2012/18/EU, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 4 Julho de 2012 (Diretiva SEVESO III).

Dando cumprimento aos disposto no Artigo 30.º relativo à obrigação de o operador manter disponível ao público e de forma permanente, nomeadamente por via eletrónica, a informação constante do Anexo VI, a SECIL disponibiliza a seguinte informação:

Comunicação Seveso Maceira
Download
Comunicação Seveso Outão
Download
Como podemos ajudá-lo?

Contacte-nos através de um dos nossos telefones, ou submeta um formulário.